RIAC disponibiliza serviços BMar – Balcão Eletrónico do Mar
BMar - Balcão Eletrónico do Mar é o portal de acesso ao Sistema Nacional de Embarcações e Marítimos (SNEM), que reúne informação relativa a todos os assuntos do mar - títulos, navios, embarcações e marítimos, e permite realizar, online, serviços deste âmbito.
Para facilitar o acesso aos serviços BMar, a RIAC oferece apoio digital assistido nas 54 Lojas que cobrem todos os concelhos do Arquipélago, e através da Linha Verde de Apoio ao Cidadão dos Açores 800 500 501, com horário de atendimento alargado, incluindo fins de semana e feriados.
Assim, num único balcão, os cidadãos têm disponíveis os serviços de náutica de recreio: emissão, renovação e equiparação das cartas de navegação.
A RIAC irá disponibilizar, numa segunda fase, serviços relativos às embarcações.
Serão cerca de 11.000 embarcações abrangidas e 5.000 potenciais utilizadores na Região Autónoma dos Açores, que terão acesso facilitado aos serviços públicos da atividade marítima, com o apoio personalizado do operador RIAC.
Da cooperação a entre a Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e a RIAC, resulta assim um novo canal de acesso e comunicação dos serviços do mar a todos os nautas, de forma próxima, imediata e personalizada.