OTLJ “Jovens Estudantes” – candidaturas a decorrer
O Programa de Ocupação de Tempos Livres Jovem (OTLJ) destina-se a jovens residentes nos Açores, com o objetivo de proporcionar a ocupação produtiva e enriquecedora dos seus tempos livres. Este programa oferece atividades que contribuem para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais.
Jovens Estudantes: a decorrer a segunda fase de candidaturas
A segunda fase de candidaturas para o subprograma "Jovens Estudantes" está a decorrer, estendendo-se até 15 de janeiro.
O subprograma "Jovens Estudantes" visa a ocupação dos tempos livres durante o período letivo, promovendo o desenvolvimento socioprofissional e minimizando a possibilidade de adoção de comportamentos desviantes e de risco.
- destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos, que estejam matriculados no ensino secundário (geral ou profissional) ou que frequentem o ensino superior. Podem também candidatar-se jovens que tenham concluído o ensino secundário e concorrido ao ensino superior, mas que não estejam a frequentar este nível de ensino por falta de vaga ou por desistência.
Outros Subprogramas do OTLJ
Existem ainda os subprogramas “Ocupação em Férias”, “Verão em Ocupação” e “Jovens Ativos”, cujas candidaturas abrem a 1 de março e decorrem até 30 de abril:
“Ocupação em Férias”: destina-se a jovens dos 14 aos 24 anos com habilitação mínima do 3.º ciclo, realizando atividades profissionais durante as férias de verão.
“Verão em Ocupação”: para jovens dos 16 aos 24 anos que frequentem o ensino secundário ou superior, proporcionando atividades de melhoria de capacidades pessoais e profissionais.
“Jovens Ativos”: dirigido a jovens dos 15 aos 24 anos, integrados em projetos de inclusão social ou em situação de vulnerabilidade, com foco no desenvolvimento de competências sociais e vocacionais.
As candidaturas aos subprogramas OTLJ podem ser submetidas em qualquer Loja RIAC.
O OTLJ é uma iniciativa da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego.