notícia
09.04.2025

Candidaturas OTLJ – Programa de Ocupação de Tempos Livres Jovem

OTLJ é um programa destinado aos jovens, com o objetivo de ocupar os seus tempos livres de forma produtiva e enriquecedora, oferecendo atividades que ajudam a desenvolver as suas competências pessoais, sociais e profissionais.


Estão abertas as candidaturas aos subprogramas “Ocupação em Férias”, “Verão em Ocupação” e “Jovens Ativos”, dirigidos aos jovens residentes nos Açores, em diferentes faixas etárias e contextos. As candidaturas podem ser submetidas em qualquer Loja RIAC, até 30 de abril.

“Ocupação em Férias” é dedicado a jovens com idades compreendidas entre os 14 e 24 anos, que frequentem o 9.º ano de escolaridade, ou currículos alternativos de ensino equiparados ao 3.º ciclo, ou ensino secundário. Também podem candidatar-se jovens com habilitação académica mínima do 3.º ciclo do ensino básico.
Realiza-se no período das suas férias de verão. As atividades são desenvolvidas em ambiente de trabalho real, de modo a promover aptidões profissionais e interpessoais.

“Verão em Ocupação” está direcionado a jovens entre os 16 e 24 anos, que frequentem o ensino secundário do ensino geral ou profissional. Engloba ainda os estudantes do ensino superior - licenciatura ou mestrado.
Proporciona atividades que melhoram as capacidades pessoais e profissionais, ajudando-os a tomar decisões mais informadas sobre o seu futuro académico e profissional.

Ao subprograma “Jovens Ativos” podem candidatar-se jovens entre os 15 e 24 anos de idade, integrados em projetos de inclusão social promovidos por Instituições Particulares de Solidariedade Social, ou acompanhados pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens ou pelos tribunais competentes.
Inclui também jovens em situação de vulnerabilidade social, que se encontrem envolvidos em projetos de intervenção social ou sujeitos a medidas tutelares educativas.
Desenvolve-se num ambiente de integração e inclusão social, para que possam desenvolver as suas competências sociais, a motivação e identificar inclinações vocacionais.

A partir de 1 de setembro abrem as candidaturas ao “Jovens Estudantes”, até 15 de outubro. As candidaturas a este subprograma reabrem depois de 1 de dezembro a 15 de janeiro. Desenvolve-se nos tempos livres do período letivo do ensino secundário, do ensino geral ou profissional. Podem candidatar-se, também, jovens que frequentem o ensino superior, jovens que não tenham tido vaga para o frequentar, ou jovens que tenham desistido.
Os alunos desenvolvem atividades que potenciam as suas capacidades de interação e de desempenho, evitando os comportamentos de risco e desviantes. Engloba jovens entre os 15 e os 24 anos.

Ocupação de Tempos Livres Jovem é um programa da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, desenvolvido pela Direção Regional da Juventude.