Rede Integrada de Apoio ao Cidadão - Reforço da Administração Pública Digital
DESIGNAÇÃO DO PROJETO: Rede Integrada de Apoio ao Cidadão - Reforço da Administração Pública Digital
CÓDIGO DO PROJETO: ACORES-02-0550-FEDER-000008
OBJETIVO PRINCIPAL: O projecto “RIAC” tem sido, em mais de 10 anos de existência, avaliado por uma aceitação crescente e sempre muito positiva em relação à comunidade onde se insere. A proximidade com as populações de um serviço tão disperso como elas próprias, para além de uma marca identitária, constitui-se, sobretudo, enquanto elemento de integração e de promoção da inclusão que se pretende. Ora as novas tecnologias e essa grande via de comunicação que é a INTERNET, onde a distância é um conceito despojado de sentido efetivo, permite dar uma corporização, ainda, mais próxima, ágil e robusta a este projeto institucional, por via da criação de uma verdadeira “Loja RIAC Online” na qual o cidadão, sem sair da comodidade da sua casa ou até mesmo com a “ponta do seu dedo”, onde quer que se encontre, por via de aplicação móvel, poderá contactar diretamente com diversos níveis da administração pública e executar serviços do seu interesse, sendo que todo esse processo apresenta a virtude de manter o princípio humanizado e personalizado, que é elemento distintivo e diferenciador do projecto “RIAC”.
Esta intervenção apresenta como grande objectivo promover a qualificação, consolidação e expansão tanto física como digital do serviço público prestado pela RIAC criando condições físicas e tecnológicas que permitam dar continuidade à estratégia de modernização da administração pública e a sua relação com os cidadãos, privilegiando uma clara aposta ao nível da disponibilização dos serviços públicos e de interesse público em linha, com respeito integral dos princípios técnicos de segurança e proteção de dados.
Agilizar os desafios quotidianos da nossa cidadania, ultrapassando os obstáculos que são impostos pela geografia, sobretudo do ponto de vista da elevada dispersão geográfica do Arquipélago dos Açores, partindo da exploração produtiva das oportunidades criadas pelo potencial resultante do recurso às novas tecnologias e mais-valias que isso trará, no que toca à qualidade de vida dos cidadãos pode, facilmente, traduzir-se como a grande finalidade da intervenção ora proposta.
O projeto, que tem o seu enquadramento no eixo prioritário 2 “Melhorar o Acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação, bem como a sua Utilização e Qualidade”, prioridade de investimento 2.3 “Reforço das aplicações no domínio das TIC para a administração em linha, a aprendizagem em linha, a ciberinclusão, a cultura eletrónica e a saúde em linha” e objectivo específico 2.3.1 “Reduzir os custos de contexto através do reforço da disponibilidade e fomento da utilização de serviços em rede da administração pública e melhorar a eficiência da administração”, enquadra-se, na plenitude, nas alíneas a) e b) das tipologias de intervenção previstas para a grande área de intervenção 3.1 “Ações que promovam uma Administração Inteligente, por via de investimentos em equipamentos e desenvolvimento de software” bem como nas alíneas a) e d) das tipologias de intervenção previstas para a grande área de intervenção 3.2 “Ações que fomentem a procura e utilização generalizada das TIC, por via de investimentos em infra-estruturas, equipamentos e desenvolvimento de software.”
De salientar que este projeto, uma vez executado, aportará um contributo muito direto e visível para os indicadores de realização do objetivo específico a que se candidata, nomeadamente, o indicador R231, bem como indicadores de realização por prioridade de investimento O231 e O232 e próprio desempenho do eixo prioritário 2 no que se refere à sua realização física O232 e financeira F22.
ENTIDADE BENEFICIÁRIA: RIAC - Agência para a Modernização e Qualidade do Serviço ao Cidadão, I.P.
CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 2.171.522,60€
APOIO (FEDER): 1.845.794,21€
DESCRIÇÃO: O projecto RIAC é caracterizado por princípios em que proximidade, modernidade e simplicidade adjetivam a relação com o cidadão de um conceito que transformou a face visível da administração pública açoriana. Esta operação prevê investimentos - infra-estruturas, equipamentos, sensibilização e desenvolvimento do software, que visam a qualificação do serviço prestado, reforço da sua abrangência e, sobretudo, o reforço da sua disponibilização pela via digital.
RESULTADOS:
FOTOGRAFIAS: