A RIAC tem como missão a racionalização, modernização e qualidade do atendimento da Administração Pública Regional, com vista a otimizar a interação com os cidadãos, nomeadamente através da sua rede de lojas de apoio ao cidadão, adiante designadas Lojas RIAC, do serviço RIAC Móvel, do Centro de Contatos e deste Portal.
Todos estes canais visam facilitar o acesso à Administração Pública, prestando serviços próximo das populações, assentes em critérios de qualidade, celeridade e comodidade, na esfera de:
a) serviços dos quais depende a vida e o bem-estar do cidadão na sua relação com a Administração Pública;
b) serviços que reúnem os padrões de qualidade para uma resposta eficaz e eficiente ao cidadão;
c) serviços de empresas públicas e privadas que melhorem os níveis de comodidade do cidadão.
A interação presencial com o cidadão efetua-se através das 54 Lojas RIAC, que cobrem todos os concelhos da Região Autónoma dos Açores. O conceito subjacente às Lojas, de um ponto único de contacto com a Administração Pública Regional, corporiza-se no “assistente de cliente” que, multidisciplinarmente e de forma personalizada, atende às diversas solicitações sobre os mais variados serviços.
Da mesma forma, o projeto RIAC Móvel permite levar o conceito da Loja RIAC ao domicílio de cidadãos com mobilidade reduzida ou institucionalizados, bem como a freguesias que não usufruem de loja física, colmatando o acesso a serviços essenciais, mesmo às comunidades mais isoladas. As equipas RIAC Móvel prestam atendimento personalizado, providas dos equipamentos tecnológicos necessários e deslocam-se, para o efeito, num veículo 100% elétrico.
A RIAC disponibiliza neste Portal uma loja virtual, onde o cidadão não só tem acesso a um vasto leque de conteúdos informativos, inerentes aos serviços disponibilizados, mas também à sua realização online. O seu caráter interativo permite facultar ao cidadão informação atualizada sobre o estado em que se encontra um serviço que tenha solicitado, em qualquer fase do processo, do mesmo modo que também procede à atualização dos seus dados perante as instituições da Administração Pública, oferecendo ainda diferentes canais para comunicação com o Centro de Contatos.